Existem mais de 100 tipos deferentes de HPV e cerca de 30 tipos afetam a área genital. A maioria dos casos de infecção por HPV não causa nenhum tipo de sintoma e desaparece sem tratamento. Entretanto, em algumas pessoas o HPV pode se manifestar como VERRUGAS GENITAIS ou LESÕES que se não tratadas podem progredir para CÂNCER DE COLO DO ÚTERO, VAGINA e VULVA.
HPV - 30 tipos tem preferencia pela área genital.
15 tipos estão associados ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vagina, vulva e ânus.
02 tipos (16 - 18) são responsáveis por 70% de câncer de colo do útero.
02 tipos (6 - 11) são responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais.
SINAIS OU SINTOMAS, COMO VOU SABER SE ESTOU INFECTADO (A)?
É justamente por este motivo que é tão importante consultar seu ginecologista regularmente e realizar o exame Papanicolau. Se for necessário, seu medico poderá pedir exames complementares, o seu e de seu (a) parceiro (a).
COMO POSSO REDUZIR O RISCO DE CONTÁGIO?
- Reduzir o número de parceiros (as);
- O uso do preservativo é imprescindível, mas no caso do HPV não é suficiente, pois o vírus pode estar alojado também em partes da área genital que estão fora do alcance do preservativo.
- Se houver suspeita de que o parceiro sexual tenha qualquer DST é altamente recomendável abster-se das relações sexuais com este parceiro, até que o tratamento seja realizado, se for o caso.
- Não compartilhar objetos de uso íntimo com outras pessoas e fazer higiene de objetos de uso comum (como toalha, vaso sanitário...).
QUE PODE ADQUIRIR?
Qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de atividade sexual envolvendo contato genital está sujeito a adquirir o HPV. Estima-se que entre 50 a 80% dos homens e mulheres sexualmente ativos entrem em contato com 1 ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Como muitas pessoas infectadas não apresentam nenhum sinal ou sintoma, eles podem transmitir o vírus mesmo sem saber.
O HPV é altamente contagioso*; assim, é possível adquiri-lo cm uma única exposição. Muitas pessoas adquirem nos primeiros 2-3 anos de vida sexual ativa.
OBS: No mundo, a cada 2 minutos uma mulher perde a luta contra o câncer de colo do útero.
A arma mais eficiente contra o HPV é a vacinação. O ideal é que as meninas e meninos sejam vacinados antes do inicio da atividade sexual, porém mulheres e homens que ainda não se infectaram ou mesmo que já tiveram contato com algum dos tipos de HPV podem se beneficiar com a vacinação.
São 3 doses: 0,2 e 6 meses e está indicada para mulheres e homens.
A eficácia da vacina é alta: 98% de eficácia contra o câncer de colo de útero, 100% contra o câncer de vulva e vagina. 99% nas mulheres e 90,4% nos homens de eficácia contra verrugas genitais.
É importante salientar que a vacina não substitui outros métodos de prevenção nem tampouco permite o abandono do uso de preservativos, fundamental na prevenção de DSTs.
08 em cada 10 pessoas se infectam com HPV ao longo da vida!
DIGA NÃO AO HPV!
Consulte o seu Ginecologista!
Fonte: Gabriel Oselka, diretor da Clínica Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitária em Imunização (CEDIPI).