quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O MOMENTO É DE PREVENÇÃO

No início dos tempos da espécie humana, as principais causas de morte eram os ataques das feras, as consequências do clima e os ferimentos decorrentes das lutas. estas são as chamadas causas externas visíveis. Naquela época a espectativa de vida era muito baixa. Com o domínio do fogo, a utilização de ferramentas e o decorrente desenvolvimento, muitas dessas adversidades foram dominadas pelo homem.
Com este processo as causas de morte também se modificaram. Seres também externos ao homem, porém agora invisíveis passaram a ser a grande ameaça aos seres humanos. Os fungos, as bactérias e os vírus passaram a ser o grandes causadores de doença e morte. O desenvolvimento tecnológico, mais uma vez, permitiu a identificação destes microorganismos através de instrumentos como os microscópios, e o controle com medicações como os antibióticos.
A expectativa e a qualidade de vida aumentaram. Melhores condições de higiene e saneamento, mais recursos para a produção e concervação de alimentos, além do desenvolvimento de novas ferramentas, fizeram a espécie humana dominar o mundo a sua volta.
Porém progressivamente, as principais causas de doenças e morte passaram a ser algo também produzido pelo próprio homem. O estilo de vida do mundo moderno expôs o homem a uma vida sedentária, a uma dieta inadequada, ao excesso de bebidas alcoólicas e ao consumo do tabaco em níveis nunca antes visto. Sendo este último,isoladamente, o maior agente causador de doença, atualmente. Hoje, estas são as principais causas de doença e morte. São as chamadas: "causas auto-infligidas" - aqueles agentes aos quais o próprio homem, pelo seu livre-arbítrio, escolhe se expor e consumir.
A inteligência do homem e a sua capacidade de desenvolver tecnologia dominaram as causas de doenças e mortes no passado. Agora é essa mesma capacidade que deve ser usada para compreender que é o estilo de vida pelo qual optou viver que o prejudica.
Desenvolver ações educativas e preventivas, visando a alterar este estilo de vida  é fundamental neste momento de desenvolvimento da humanidade.
  1. EVITE O FUMO;
  2. EVITAR O CONSUMO DE ÁLCOOL EM EXCESSO;
  3. MANTE-SE DENTRO DO PESO IDEAL PARA SUA IDADE E ALTURA E SEXO;
  4. CONSUMIR UMA DIETA RICA EM ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL INTEGRAIS E POUCO INDUSTRIALIZADOS;
  5. DIMINUIR O CONSUMO DE ALIMENTOS ALTAMENTE REFINADOS E AS GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL;
  6. MANTER-SE ATIVO FISICAMENTE E NAS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS: NO TRABALHO, NO LAZER...
  7. BEBER DE 2 A 4 LITROS DE ÁGUA POR DIA (8 A 16 COPOS). MAS PROCURE BEBER ACIMA DE 8 COPOS,NUNCA MENOS QUE ISSO, OK!
Todas estas são medidas que previnem doenças e diminuem mortes pelas principais doenças crônico-degenerativas, como o diabetes, as patologias do coração e os cânceres.
"O FOCO DEIXA DE SER A DOENÇA, E PASSA A SER A SAÚDE ATRAVÉZ DA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE!"
NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE ATUTUDE MAS, PRINCIPALMENTE, DE CONSCIENTIZAÇÃO INTEGRAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário