terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Calcule o seu IMC (Índice de Massa Corpórea).


O IMC - É um indicador criado pela Organização Mundial da Saúde que serve para definir, de maneira simples, se um indivíduo está no seu peso ideal, com sobrepeso ou sofrendo de obesidade. De maneira simples, sim, pois o IMC deixa de lado diversos aspectos relevantes para a obesidade e equaciona apenas altura e peso para demonstrar seu resultado. Essa simplificação faz com que alguns indivíduos apresentem resultados não condizentes com a realidade. Pessoas que possuem músculos muito bem trabalhados e definidos, por exemplo, pode apresentar um IMC de obeso ao aplicarem a fórmula, simplesmente pelo fato de músculos serem mais pesados que gordura. Isso, portanto, não tira a credibilidade e a funcionalidade do cálculo do IMC. Apenas restringe a sua margem de atuação.
Para que serve então esse indicador? O IMC serve apenas para dar uma ideia do tipo de tratamento que se pode buscar, da condição que a pessoa se encontra quanto ao seu peso, algo que pode ser levado em consideração em conjunto com outros fatores, nunca de maneira isolada.
                                                      Fórmula: IMC = peso / (altura)2                 
~ A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou uma tabela que mostra a média de peso ideal e suas variações (se altos ou baixos). Veja:



Nenhum comentário:

Postar um comentário