sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

”Transtorno de Pânico” ou ”Síndrome do pânico”


O que é
O ”Transtorno de Pânico” ou ”Síndrome do pânico” é um tipo de transtorno ansioso caracterizado por ataques recorrentes de ansiedade de início súbito e duração limitada. Trata-se de um transtorno que acomete mais as mulheres que os homens (até 2 vezes mais), cujo início geralmente ocorre entre os 20 e 25 anos de idade.
Sintomas
Durante os ataques, o indivíduo apresenta um medo abrupto e intenso, acompanhado por pelo menos quatro dos sintomas abaixo:
  • palpitações, taquicardia
  • dor no peito
  • tontura, sensação de que vai desmaiar
  • sudorese
  • sensação de falta de ar ou de sufocamento
  • formigamentos
  • tremores
  • ondas de calor ou frio
  • enjôo ou desconforto abdominal
  • medo de perder o controle ou enlouquecer
  • medo de morrer
  • sensação de que o corpo está estranho ou de que o ambiente está estranho, não familiar
Os ataques podem ocorrer espontaneamente ou em resposta a uma situação específica. Causam muito sofrimento e com freqüência o indivíduo tem a certeza de que está morrendo. Por definição, a intensidade dos sintomas deve atingir o máximo dentro de 10 minutos, e a maioria dos ataques tem duração relativamente curta, de 5 a 30 minutos.
A agorafobia, comumente associada ao Transtorno de Pânico, é definida como o medo de estar em locais ou situações difíceis de sair ou de conseguir ajuda (caso apresente um ataque de pânico). Por exemplo: estar no meio de uma multidão; estar longe de casa sozinho; estar em um congestionamento, túnel ou ponte; viajar de trem, ônibus, automóvel ou avião. Devido ao medo, muitas pessoas passam a evitar locais públicos, elevadores ou até mesmo sair de casa desacompanhadas.
A ansiedade antecipatória é outra característica comum do Transtorno de Pânico, o indivíduo preocupa-se constantemente com a possibilidade de apresentar novos ataques. Este temor o leva a limitar suas atividades, evitando situações desencadeantes ou associadas a ataques anteriores. Por exemplo, se um ataque anterior ocorreu em determinado local, este local passa a ser evitado.
Causas
Existem diversas teorias a respeito das causas desta síndrome, as quais ainda não foram totalmente esclarecidas. Em relação aos aspectos biológicos, há evidências do envolvimento da desregulação dos sistemas da noradrenalina e da serotonina. A genética também parece contribuir para o transtorno, segundo estudos utilizando gêmeos.
Diagnóstico
Devido à intensidade dos sintomas físicos, a maioria dos pacientes procura serviços de emergência (como pronto-socorros) quando apresenta os ataques. Como nenhuma alteração física é encontrada, geralmente estes pacientes deixam o local sem um diagnóstico, o que atrasa o início do tratamento, prolongando o sofrimento do paciente.
Tratamento
O tratamento farmacológico consiste no uso de medicamentos como antidepressivos e benzodiazepínicos. Também pode ser utilizada a psicoterapia; há diversos estudos demonstrando os benefícios do uso da terapia cognitiva comportamental no transtorno de pânico. A psicoterapia psicodinâmica e a terapia de grupo também podem ser utilizadas.


Se você tem estes sintomas, procure a ajuda de um Médico Especialista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário