quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Labirintite! O que é? Como evitar?


Muita gente sofre com enjôos toda vez que resolve passear de barco ou simplesmente pegar a estrada de carro ou ônibus. Este tipo de enjôo, conhecido como marítimo ou náusea do mar, é um fenômeno fisiológico, uma reação natural do organismo às variações rápidas e constantes de posição.Acontece devido à hiperestimulação do órgão responsável pelo equilíbrio - o labirinto -, localizado próximo ao ouvido. 
"O labirinto está adaptado à terra firme e a pequenas oscilações. A movimentação provoca estresse neste sistema, que passa a transmitir diversas informações desencontradas ao cérebro, causando náuseas e vômitos em algumas pessoas", Nem todo mundo sente enjôo nestas ocasiões porque cada organismo reage de maneira diferente às variações rápidas e constantes de posição. Há os resistentes, que não sentem seus efeitos, os nauseados ou enjoados, que têm sensibilidade intermediária, e os mareados, com alta sensibilidade. A intensidade pode variar de leve náusea a sudorese, palidez, salivação, tontura, dor de cabeça e vômito.

Segundo os gastroenterologistas, o incômodo pode ser evitado. "As providências devem ser tomadas antes que os sintomas apareçam. Algumas dicas são: tentar dormir as horas de sono de que o organismo necessita; não tomar bebidas alcoólicas antes e durante a viagem; evitar ingestão de alimentos gordurosos e com cafeína; ficar longe dos excessos alimentares; e nunca embarcar de estômago vazio."Quando o enjôo está instalado, é possível amenizá-lo tomando goles dágua e comendo alguns biscoitos salgados secos, como água e sal ou cream cracker. "E, apesar de não existir comprovação científica, ingerir refrigerantes do tipo cola e de limão tendem a melhorar os sintomas". Como não existe tratamento para o enjôo marítimo, só é possível preveni-lo com as medidas citadas ou medicamentos antieméticos, que devem ser prescritos por um médico. 

"Quem é sensível ao enjôo marítimo deve procurar o médico para tornar seu passeio mais agradável".

Fonte:  Guia veja de medicina e saúde,  vol 17 - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário