domingo, 9 de setembro de 2012

Leite materno: O alimento perfeito!


O SEIO PRODUZ TRÊS TIPOS DE LEITE:

1º: Colostro, 2º: De transição e 3º: Maduro.

O primeiro deles, o colostro é produzido no final da gravidez e nos primeiros dias depois do parto. É rico em proteínas, anticorpos, algumas vitaminas, sais minerais e hormônios. Todos estes nutrientes estimulam o crescimento de bactérias benignas nos intestinos, conhecida como flora intestinal e a passagem das primeiras fezes do bebê.

O leite de transição:  Produzido na segurança semana, é mais rico em gordura e lactose (açúcar do leite) e contém menos proteína e sais minerais do que o colostro. Do 15º dia em diante, o leite maduro, um misto de gordura e lactose bastante nutritivo, é produzido.

Leite maduro: A composição de leite maduro a cada mamada. Como os bebês extraem apenas 75% do seu volume nos primeiros cinco ou dez minutos, mas apenas 50% das calorias, ele se torna mais rico em gordura passado esse tempo. Por esta razão, é essencial oferecer oferecer os dois seios à criança, até que ela esteja satisfeita, para que obtenha as calorias necessárias para o seu crescimento.

Soro e caseína: O soro constitui 60% a 80% do total de proteínas do leite maduro e a caseína é responsável   pelos outros 20% a 40%. Enquanto o primeiro combate as infecções, a outra fabrica substâncias que ajudam o bebê absolver os sais minerais.

Lactose: O principal carboidrato do leite materno é o açúcar chamado lactose. Pequenas quantidades de outros carboidratos também estão presentes, alguns dos quais contribuem para debelar infecções.

FONTE: Abril Coleções
             Guia de alimentação saudável I/ Editora Abril. - São Paulo, 2008
             nº p. : il. - (Guia Veja de medicina e saúde; v. 15)
             1. Medicina 2. Saúde 3. Alimentação I Título II saúde
                                                                         CDD 613

Nenhum comentário:

Postar um comentário