segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cândida Albicans

É um tipo de fungo que vive naturalmente na boca, intestinos e vagina. A mesma se reproduz, dentre outras formas, por meio de esporos arredondados, que se conectam por longos e finos filamentos chamados hífeas.



Os intestinos contêm entre um e dois quilos de flora intestinal. Essas "bactérias do bem" têm várias funções, como: auxiliar a digestão, manter afastados os organismos indesejáveis e assegurar a saúde dos intestinos. A Candida albicans, fungo encontrado no intestino grosso, não costuma trazer problemas à saúde.
No entretanto, em certas circunstâncias, ela pode proliferar no intestino delgado, causando sintomas como prisão de ventre, lentidão dos movimentos intestinais, gases e flatulência, inchaço abdominal, coceira anal, grande incidência de problemas vaginais por fungos, infecções por fungos em outras partes do corpo (como o pé-de-atleta ou  coceiras generalizada na virilha ou no interior das nádegas), episódios de recorrentes de cistites com ou sem prolemas vaginais). Compulsão por alimentos por açúcares ou doces e por alimentos ácidos ou fermentados (queijos, pão, álcool ou vinagre). A proliferação da bactéria causa também problemas de saúde vagos, como fadiga, dores e confusão mental. A coincidência entre os sintomas associados à flora intestinal e a depressão confundem tanto os pacientes quento os profissionais da saúde.
Uma das causas mais frequentes da proliferação anormal de fungos são os tratamentos com antibióticos, que não raro eliminam a flora bacteriana saudável do organismo, como a cândida. Outros fatores comuns de crescimento desordenado de fungos como o açúcar, o pão, os queijos e o álcool; e contraceptivos orais como as pílulas anticoncepcionais e as terapias de reposição hormonal.


SEUS PRINCIPAIS SINTOMAS SÃO:
Sintomas vaginais:
Corrimento branco e grumoso (parecido com nata de leite)
Inodoro, coceira, vermelhidão, edema na vulva, dor durante a penetração e sensação de ardor ao urinar.

Sintomas no pênis ( Nem sempre apresentam estes sintomas):
Coceira, vermelhidão, erupções cutâneas, feridas, placas brancas, delimitadoras e descamação.

Sintomas na pele:
Coceira, vermelhidão, erupção cutânea, feridas, placas brancas delimitadas e descamação.

Sintomas na boca:
Sapinhos esbranquiçados, mal hálito e rachaduras na língua, lábios e parte interna das bochechas.

Outros sintomas:
Falta da libido, cansaço, acne adulta, flatulência, gases, memória fraca, falta de concentração, insônia, prisão de ventre e TPM.

Na dúvida, procure o seu Ginecologista!

Fonte: Guia veja de medicina e saúde - vol. 17



Nenhum comentário:

Postar um comentário